sábado, 13 de abril de 2013

VOCÊ SABE O SÃO NOTGELD?


NOTGELD ou DINHEIRO DE EMERGENCIA

Dinheiro de emergência é todo o meio utilizado como substituto da moeda oficial emitida por órgão público regulador. A moeda é a unidade representativa de valor, aceita como instrumento de troca. É parte integrante da sociedade, controla, interage e participa dela, independentemente da cultura. O desenvolvimento e a ampliação das bases comerciais fizeram do dinheiro uma necessidade. Sejam quais forem os meios de troca, sempre se tenta basear em um valor qualquer para avaliar outro. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema, o importante é não perder o poder de compra. Cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros podem substituir o dinheiro governamental.


NOTGELD ALEMÃ

Na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, o metal era necessário para a arma e esforço de guerra, o banco central deu autorização para cidades e indústrias locais a emitir papel-moeda para enfrentar escassez de metal. Estas notas eram para ser usar localmente.

"Notgeld foi emitido principalmente na forma de (papel) notas. Às vezes outras formas foram utilizadas, bem como:. Moedas, couro, seda, linho, selos, papel de alumínio, carvão, e de porcelana, há também relatos de cédulas de madeira, bem como todos os tipos de re-utilização de papel e material de embalagem (por exemplo, cartas de baralho). Essas peças feitas a partir de cartas de baralho são extremamente raras, e são conhecidas como "Spielkarten", a palavra alemã para "jogo de cartas". 


SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLARES RAROS E DIFERENTES QUE O AMIGO COLECIONADOR PODE ENCONTRAR NA COLLECIONE.COM A SUA DISPOSIÇÃO.


EXEMPLAR DA COLLECIONE.COM EM PELICA ( COURO )





EXEMPLAR DA COLLECIONE.COM EM METAL




EXEMPLAR DA COLLECIONE.COM UM BELO CONJUNTO EM PORCELANA.



E agora segue as tradicionais e mais colecionadas NOTGELD, por ser tratar de uma coleção muito divertida, estas notas coloridos apresentam muitos temas interessantes para colecionadores. Sua popularidade aumentou ao longo dos últimos 20 anos, as Notgelds são peças bem acessíveis e bonitas dignas de serem colecionadas.


EXEMPLARES DA COLLECIONE.COM DAS TRADICIONAIS NOTGELD



Nenhum comentário:

Postar um comentário