quinta-feira, 11 de abril de 2013

Colecionador tem 400 notas com defeito

   Erros nas cores das notas, ausências de assinatura ou de valores e cortes imprecisos são defeitos valiosos para o colecionador.

¿Minha coleção é uma satisfação pessoal¿, afirma Mello / Ricardo Marques / Metro Brasília


O funcionário público Esmeraldo Mello, 36, mostra orgulhoso duas notas de R$ 10 com defeito de impressão. Para a maioria das pessoas, elas não valem nada. Para ele, entretanto, custaram R$ 500.

As duas cédulas de R$ 10 são a mais nova aquisição de uma coleção que já tem cerca de 400 notas, todas com algum defeito: erros nas cores, ausências de assinatura ou de valores e cortes imprecisos, entre outros. “Muita gente coleciona notas. Para ficar mais difícil, acrescentei a categoria ‘com defeito'’ na minha coleção”, explica Mello, também dono de um conjunto de medalhas.

Filho de um colecionador (o pai juntava relógios cucos nas paredes de casa) e casado com uma colecionadora (é aficionada em canetas e moedas antigas), Mello é colecionador desde criancinha. “Sempre gostei, a coleção é uma satisfação pessoal. Junto porque é importante para mim”, conta.

A coleção de notas com defeito é uma paixão relativamente recente - foi iniciada há sete anos. “É uma coleção realmente curiosa, porque essas notas não deveriam nem ter saído da Casa da Moeda”, explica.

Ele não lembra qual foi a primeira cédula com problema que teve nas mãos. Sabe qual é a mais rara: uma nota de 50 cruzeiros, na qual falta a assinatura do então ministro da Fazenda. “A cédula é de 1967. Naquela época, o dinheiro brasileiro era fabricado nos Estados Unidos”, relata.


68 comentários:

  1. Ola... Adquiri recentemente uma cédula de R$ 10,00 que no possui o valor dumerico impresso... Gostaria de saber se lhe interessa e qual o valor que daria nela. Att.

    ResponderExcluir
  2. OLa boa tarde, tenho uma nota de 2 reais q ta com falha na impressao nela te interessa ??
    giovanicrcampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Tenho varias cédulas antigas e uma com erro de impressão como faço para saber se alguma delas tem alguma valor significativo ???

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Tenho notas de R$ 2 (1 unidade), R$ 5 (2 unidades), R$ 20 (2 unidades) e R$ 50 (6 unidades) com defeito. Você tem interesse em comprar? Paga quanto?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Tenho notas de R$ 2 (1 unidade), R$ 5 (2 unidades), R$ 20 (2 unidades) e R$ 50 (6 unidades) com defeito. Você tem interesse em comprar? Paga quanto?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma nota de 100 reais com erro de impressão, apesar de estar em circulação por um bom tempo, estranho não ter sido recolhido pelo banco.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma nota de 100 reais com erro de impressão, apesar de estar em circulação por um bom tempo, estranho não ter sido recolhido pelo banco.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite tenho uma cédula de 20 reais da segunda família do real com defeito de impressão quanto que ela vale ?

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma nota de 20 reais com o micro leão dourado impresso de ponta cabeça
    Gostaria de saber se ela é rara

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma nota de 50 reais com falha na impressão,interessaria?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma nota de 50 reais com falha na impressão,interessaria?

    ResponderExcluir
  12. boa noite, tenho uma nota de 50 reais umas das primeiras importadas, sem os dizeres DEUS SEJA LOUVADO E COM A MARCA DO FABRICANTE "FCO" em bom estado de coservacao,, se interessa sajesus52@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma nota de 50,00 EC com defeito de impressão na borda, na frente e atras. Interessados mando foto. Juliuslevita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Recebi uma cédula de R$50,00 com falha na impressão. Se interessar a alguem mando foto. sidneymathias58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. ola tenho uma nota de 100 reais com erro de corte
    se lhe interessar
    hugogiardino@hotmail.com
    desde já obrigado

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma nota de R$ 10 gravada somente de um lado, isso tem valor?????

    silviominucci@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma nota de R$ 10 gravada somente de um lado, isso tem valor?????

    silviominucci@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, tenho uma nota de cinco reais com impressão normal de um lado e outro lado faltando a metade da impressão. Caso interessar meu zap 94 99217-5636

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite, tenho uma nota de R$20 da primeira família do real, com erro de corte, tem interesse?
    snj@ig.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma nota de 2 reais nova em folha com erro de corte, ate agora não vi nenhuma nota tanto de 2 quanto de outros valores iguais a ela. Será que vc se interessa? slaye22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma nota de 2 reais nova em folha com erro de corte, ate agora não vi nenhuma nota tanto de 2 quanto de outros valores iguais a ela. Será que vc se interessa? slaye22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Possuo uma nota de R$ 50,00 sem o número de série. Perfeito estado.

    ResponderExcluir
  23. Olá tenho uma nota de 50,00 (modelo novo) com erro de impressão.com pedaço da próxima nota que estava na sequência
    Contato : Carol.camargo150@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ola tenho uma de 2 reais de 2010 com erro de corte quem sabe quanto vale alguem se intereca 41 998112456

    ResponderExcluir
  25. OLA TENHO UMA NOTA DE 100 REAIS COM CORTES IMPRECISOS VOCE TEM INTERESSE ? ADD WHATSSAP 067 998885943

    ResponderExcluir
  26. Saquei uma nota de R$50,00 com defeito no corte, alguém tem interesse? O número de série esta encostado na borda, a impressão está cortada mais para a esquerda. O tamanho é normal.

    ResponderExcluir
  27. OLá tenho uma cédula de 100,00 reais com erro de corte. Caso tenha interesse meu whats 47 996643308

    ResponderExcluir
  28. Olá tenho uma cédula de 100 reais com defeito no corte e na impressão! Gostaria de saber mais informações! Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Oi boa tarde tenho uma nota de R$ 50,00 com falha na impressao folha dobrou ao imprimir e tenho moedas anrigas.penha.eliana@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, tenho uma nota de R$10,00 reais com apenas um lado impresso. Você teria interesse? Favor comunicar por email: carlosealmeidabh@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi tenho uma nota de 10 reais com a impressão deslocada na nota,está localizada acima da assinatura do ministro da fazenda Henrique Meireles.
    Se tiver interesse meu e-mail é diloadias75@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, tenho uma nota de 2010 com defeito de impressão nos itens de segurança da nota, não aparece a marca de 100 reais no ultra violeta, estou com ela para venda se houver interessados chamar no whats (18) 99747-0136

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, tenho uma nota de vinte reais e acreditem se quiser, está faltando o numero 20 que vem na parte da frente . Estou divulgando pois tenho interesse em vender. zap 22 988329365

    ResponderExcluir
  34. Tenho um nota de $50 de 2010 com erro no corte em bom estado. Se estiver algum interessado chamar no Whtas 42 9 9923-4039

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma nota de cem reais que a faixa holografica e da nota de cinquenta reais

    ResponderExcluir
  36. Tenho uma nota de vinte reais com um pequeno símbolo de uma águia atrás da nota vale algo

    ResponderExcluir
  37. tenho uma nota de 50 reais 2010 serie FJ com erro de corte de impressão
    para avaliar uma proposta

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma nota de 10 reais que falta a impressão "10" escrito em verde. Tem algum valor isso? carlspiel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma nota de 50reais com a letra I

    ResponderExcluir
  40. tenho duas cédula uma argentina e outra africana quanto elas vale?

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma nota de 10 reais retirada no caixa eletrônico do banco que possuí apenas um lado com impressão. Qual o valor de avaliação?

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma nota de 10 reais que foi cortada errada.

    ResponderExcluir
  43. Tenho uma nota de 10 reais que foi cortada errada. jfernandobar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma nota de 50$ cortada ano 2019 nova a Target pratiada esta dos dois lados da cédula. Contato 33 999824475

    ResponderExcluir
  45. Até o presente momento tenho uma nota de 100 reais com defeito no número do valor é no corte.

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma nota de 50 reais nova do ano 2010 com o corte errado, tem um pedaço do papel branco junto.

    ResponderExcluir
  47. Tenho uma nota de 50 reais (2010) com erro de corte. Se tiver interesse

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma nota de dois reais com defeito de corte quero saber se vale algo meu watts 51995289886

    ResponderExcluir
  49. Tenho um nota de 50 reais com banco central do Brasil duplo

    ResponderExcluir
  50. Tenho uma nota de cinco reais com falha de impressão

    ResponderExcluir
  51. Tenho uma nota de 50 tirei no caixa do banco Ela está com erro de corte e os quadradinhos colorido no outro canto da nota como se estivesse mostrando o pedacinho do papel seguinte meu zap 43 99872 0913

    ResponderExcluir
  52. Ola. Tenho a nota de 50,00 com defeito de fabrica. Sera que poderia me ajudar a saber o valor? Obrigado

    ResponderExcluir
  53. Ola. Peguei resentemente uma nota de 100 reais com partes de diferentes cor na borda um erro sera que ela e estimada . podiao me ajudar meu zap (42) 988384266

    ResponderExcluir
  54. Tenho uma de 2 reais contada errado com duas numerações as letras dela são Df está quase nova muito bem conservada

    ResponderExcluir
  55. Ola boa noite tenho uma nota de 10 reais com defeito de impressão no qual a nota esta com a coroa bem no canto esquerdo da nota vc tem interesse nela meu email é eversoncaurio0@gmail.com aguardo o contato...

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde
    Estou com uma nota de 100reais com erro no corte dela
    Gostarei de saber se teria enterese
    Qualquer coisa entre em contato no e-mail brenolidionel@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá tenho uma nota de 100 reais com corte errado, caso tenha interesse entre em contato elaine.cads@hotmail.com ou Elaine.cadss53@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Tenho uma nota de 20 reais com falha de impressão... Algum interesse?
    51 992692556 só chamar que mando foto

    ResponderExcluir
  59. Tenho uma nota de R$200,00 te interessa?

    ResponderExcluir
  60. Olá boa tarde,
    Meu nome é Cleber e gostaria de saber se vocês compram essa nota com defeito que eu tenho

    ResponderExcluir
  61. Tenho uma nota de 100 cruzeiros novos com impressão invertida quanto custaria.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia tenho uma nota de 50 com um detalhe que não tem em outras poderia dar uma olhada. como posso te enviar uma foto?

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde !
    Tenho uma nota de Cinco reais com erro de impressão. Tem interesse ?

    (91) 981488255

    ResponderExcluir
  64. Bom dia tenho! Uma cédula de R$ 200,00 com erro de corte, série AI

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde, temos uma nota de R$10,00 onde o valor 10 grande, em verde esta praticamente apagado, nota ja avaliada pelo banco e é verdadeira, parece que descolou o impresso... se tiver interesse em avaliar, meu contato é (66)99974-7284

    ResponderExcluir